POLÍTICA - Apoiadores de Ciro em Caxias (MA) realizam grande Carreata e Motociata da Virada dia 25/09; concentração - Praça do Pantheon!
Apoiadores de Ciro Gomes (PDT) em Caxias (MA), vão realizar no próximo dia 25 de setembro, uma grande Carreata e Motociata da Virada na 'Princesa do Sertão'. A concentração está marcada para a Praça do Pantheon a partir das 15h, e vai reunir pessoas de todos os segmentos da sociedade caxiense que acreditam que Ciro Gomes, candidato à Presidência do Brasil é a alternativa política para tirar o Brasil da polarização que está destruindo o país como nação.
A organização convida todos os apoiadores de Ciro Gomes em Caxias (MA) para fazer parte desta grande mobilização em prol de uma alternativa para o Brasil com mais empregos, segurança, educação, ciência e tecnologia e muitas possibilidades para a juventude.
CARREATA E MOTOCIATA CIRO 12
DIA: 25/09 (DOMINGO)
CONCENTRAÇÃO: 15H NA PRAÇA DO PANTHEON.
SAÍDA: 16H30
CONHEÇA CIRO GOMES
Ciro nasceu em 6 de novembro de 1957 na cidade paulistana de Pindamonhangaba. Ele é o mais velhos dos cinco filhos do professor e defensor público José Euclides e da Professora Maria José, um casal humilde, mas absolutamente devotado à causa da educação.
A família se mudou para Sobral, terra natal do pai, quando Ciro tinha quatro anos e foi nessa cidade do sertão cearense que ele cresceu e criou suas raízes. Anos mais tarde, seu José tornou-se prefeito de Sobral, assim como dois de seus filhos: primeiro, o senador, ex-governador e ex-ministro Cid Gomes e, atualmente, Ivo Gomes.
Todos contribuíram, e seguem contribuindo, para fazer de Sobral a cidade com a melhor educação pública do Brasil.
PRÊMIO INTERNACIONAL
Ciro estudou em escolas públicase desenvolveu o gosto pela leitura ainda criança. Aos 15 anos, ele venceu um concurso de redação sobre a obra e vida do poeta Luís de Camões que o governo de Portugal havia promovido em todos os países de língua portuguesa.
Como prêmio, ganhou uma passagem para Lisboa. Ciro constuma lembrar que, por conta disso, conheceu a capital lusitana antes de conhecer a capital cearense.
Ciro Gomes
RELIGIÃO, ESTUDOS E POLÍTICA
CIRO FOI O PRIMEIRO COLOCADO NO VESTIBULAR DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. COMO SUA FAMÍLIA NÃO TINHA MUITOS RECURSOS PARA MANTÊ-LO EM FORTALEZA, ELE MOROU PRIMEIRO NUMA HUMILDE PENSÃO E, DEPOIS, NUM MOSTEIRO DE PADRES FRANCISCANOS, ONDE DESENVOLVEU AINDA MAIS SUA RELIGIOSIDADE E FICOU PRÓXIMO DE FREI DAMIÃO. NESSA ÉPOCA, IDENTIFICADO COM A ESQUERDA CATÓLICA, CONCORREU À VICE-PRESIDÊNCIA DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE) PELA CHAPA "MAIORIA".
O INÍCIO DA VIDA PROFISSIONAL
Depois de formado, Ciro passou a exercer, simultaneamente, a advocacia e o magistério.
Com 23 anos, ele passou a dar aulas de Direito Constitucional e Tributário na Universidade de Fortaleza (Unifor), sendo tão ou mais jovem que a maioria de seus alunos.
GESTOR MAIS JOVEM
E BEM AVALIADO DO BRASIL
Depois de dois mandatos como deputado estadual, onde se destacou pela oposição aos velhos coronéis da política cearense e pela dedicação a causas absolutamente inovadoras para a época, como a defesa do meio ambiente, Ciro foi eleito prefeito de Fortaleza em 1988.
Com 31 anos, ele tornou-se o mais jovem e mais bem avaliado prefeito de uma capital brasileira.
Dois anos depois, repetiu a façanha: foi eleito governador do Ceará com uma votação consagradora, tornando-se o segundo governador mais jovem de toda a história do Brasil e o mais bem avaliados segundo os institutos de pesquisas.
RECONHECIMENTO NACIONAL E INTERNACIONAL
O governo de Ciro foi um dos mais marcantes da história do Ceará. Sua maior, realizada em apenas 90 dias, foi o Canal do Trabalhador, que evitou o colapso do abastecimento de água na região metropolitana de Fortaleza.
Sua gestão também elevou a renda per capita dos cearenses e aumentou a partipação do Estado no PIB nacional. Na época, a revista Time o incluiu entre as 100 maiores lideranças emergentes do mundo, e a Unicef, órgão das Nações Unidas, o prêmio por ter reduzido em 32% a mortalidade infantil no Ceará por meio do programa Viva Criança.
Ciro foi o primeiro governante latino-americano a receber essa honraria.
Ciro Gomes
DUAS VEZES MINISTRO
Ciro Gomes e Itamar Franco
Ciro também foi ministro da Fazenda no governo Itama Franco e da Integração Nacional do primeiro governo Lula, deixando um importante legado para país.
Como ministro da Fazenda, Ciro ajudou a consolidar o Plano Real que, criado meses antes, passava então por um momento de turbulência.
Ao final de sua gestão, a inflação estava controlada e o Brasil acumulava uma série de conquistas: crescimento acima de 5%, menor taxa de desemprego até então, e o maior superávit da história.
Como ministro da Integração Nacional, coube a Ciro viabilizar o projeto de transposição do rio São Francisco, que era discutido desde a época de Dom Pedro II, mas nunca saía do papel.
Em 1998 e 2002, Ciro foi candidato à presidência; em 2006 elegeu-se deputado federal com de 667 mil votos - segunda maior votação do país do país em números absolutos e a primeira em termos proporcionais - e em 2018 voltou a disputar à presidência, agora pelo PDT, partido ao qual está filiado desde 2015.
ESTUDOS EM HARVARD
Em meados da década de 90, Ciro decidiu aceitar um convite para ser pesquisador visitante da Universidade de Harvard, onde aprofundou os seus estudos em economia. Ele constuma dizer que esse período longe do Brasil, no mais absoluto ostracismo, foi um dos mais duros da sua vida.
Em compensação, teve a satisfação de aproximar-se do professor Roberto Mangabeira Unger, que lecionava em Harvard e teve Barack Obama entre seus alunos.
Juntos, Ciro e Mangabeira escreveram "O Próximo Passo: uma alternativa prática ao neoliberarismo", primeiro livro em língua latina contendo críticas conceituais ao sistema neoliberal, então no seu auge.
Ciro em Harvad com Mangabeira Unger
100%
FICHA LIMPA
Em 40 anos de vida pública, Ciro nunca enfrentou um só processo por corrupção e recusou as várias benesses comuns à classe política.
Governador, ele se recusou a morar no Palácio da Abolição para não acostumar os seus filhos com um padrão de vida que ele não poderia manter quando deixasse o cargo.
Ele também renunciou às aposentadorias a que tinha direito como ex-deputado, ex-prefeito de Fortaleza e ex-governador do Ceará. E mais: como ministro, Ciro nunca utilizou os famosos cartões corporativos.
VIDA PESSOAL
Ciro Gomes e Itamar Franco
Ciro é casado com a produtora cultural Giselle Bezerra. Ele tem quatro filhos de relacionamentos anteriores e dois netos.
Além de advogado, professor e político, ele também é escritor. O último de seus quatro livros, "Projeto Nacional - O Dever da Esperança", tornou-se um best-seller ainda na fase de pré-vendas da Amazon.
Ele é apaixonado por literatura, incluindo de romances até ensaios sobre política, história e filosofia, mas também é um aficionado de cinema, futebol e música.
Comentários
Postar um comentário