COMUNICAÇÃO - Livro 'A Nova Televisão é Regional? Um estudo sobre a Regionalização Midiática da Rede Meio Norte' tem ampla divulgação pela Rede Meio Norte
O trabalho do pesquisador em comunicação analisa como surgiu o processo da regionalização televisiva no Brasil e na emissora . A obra conta com 867, foi editado pela editora Literando e faz uma investigação sobre o processo de regionalização televisiva da Rede Meio Norte ao analisar 21 programas da emissora.
Com um processo de Regionalização Interestadual, a Rede Meio Norte, promove uma regionalização diferente dos demais veículos de comunicação do país.
Em sua fala, o autor Julimar Silva disse que um dos ponto importantes da obra é o ano de 2011, quando GMNC decide propagar a partir do Piauí uma programação própria e criando uma programação 100% construída pela emissora, fazendo com que esses conteúdos passassem a chegar tanto no Piauí, quanto em outros estados.
“Sem dúvidas, romper com a emissora cabeça de Rede, para passar a ser uma emissora cabeça de rede em 2011, foi um passo decisivo rumo ao processo de Regionalização. No livro tratamos do processo de Regionalização da Rede Meio Norte dentro e fora do Piauí. Esses processos, somados com a iniciativa da emissora em levar sua estrutura para várias cidades, caracterizam esse lugar da TV Meio Norte, um lugar de sucesso. A Regionalização acontece em dois processos, tanto por meio da Regionalização da Mídia, quanto por meio do processo de Regionalização na Mídia. No primeiro, a emissora leva sua estrutura, e no segundo, a emissora trabalha os conteúdos das regiões e faz com que eles apareçam na tela da TV. A pesquisa também reflete sobre cidadania na TV, traz um pouco sobre legislação sobre a TV, sobre as TVs do Brasil e do Piauí, além de analisar 21 programas da Rede Meio Norte”, destacou Julimar Silva, Jornalista.
Conforme a publicação de Julimar, o projeto de regionalização implementado ao longo dos anos faz parte da consolidação do desenvolvimento da emissora dentro do Piauí, e em como sua a história ousada e o fortalecimento do GMNC recaem na forma como o sistema de comunicação pensou e operacionalizou sua regionalização midiática.
O diretor do GMNC, Wrias Moura, ressaltou que a obra faz um importante aparato dos acontecimentos que materializaram um alto alcance da programação, hoje presente em 7 estados brasileiros no canal aberto e em 18 estados no canal fechado, além da posição de sucursal em outros estados e países.
“É um momento especial para todos, principalmente para o empresário Paulo Guimarães. Há 30 anos, ele sonhou com tudo isso. A regionalização é um pensamento pioneiro e que depois, junto a uma equipe muito grande de profissionais, alcançou seu sucesso. Não é fácil fazer uma programação com 35 programas no mercado do Piauí, que é pequeno, mas a orientação estratégica da família Guimarães e de todas as pessoas que integram esse grupo é, sem dúvida alguma, fazer algo coisa diferente”, completou.
A diretora executiva GMNC, Idezina Serra, também compareceu ao lançamento livro “A Nova Televisão é Regional?” e destacou que o processo que é objeto de estudo da pesquisa de Julimar é constituído de sonhos, comprometimento e muito trabalho.
“A Regionalização é a realização de um sonho que veio de Timon, ainda na época da TV Timon, o que é detalhado no livro. A gente sempre teve esse cuidado no começo ao procurarmos meios de estar na praça, dando voz ao povo. Nós momos a primeira emissora a dar a oportunidade para as pessoas falarem ao vivo, na Praça da Bandeira, em Teresina. Isso era um sonho do Paulo Guimarães, sonho que foi realizado através do trabalho de todas as pessoas que estão conosco”, comentou.
A publicação do jornalista Julimar Silva está disponível no formato Ebook Kindle, no site amazon.com.br.
Com informações do Portal Meio Norte
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