POLÍTICA - Fábio Gentil, Daniella, Amanda Gentil e vereadores de Caxias (MA) participam da 24ª edição da Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios
O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil participa da Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que está em sua 24ª edição e acontece entre os dias 27 a 30 de março de 2023. O evento promovido pala Confederação Nacional dos Municípios tem por objetivo levar conhecimento e orientações aos gestores para melhorias dos municípios. O evento, acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e está trabalhando vários temas: Saúde, Educação e Assistência Social, dentre outros.
Além do evento, o gestor municipal está visitando os ministérios em busca de investimentos e recursos para Caxias (MA). Uma das possibilidades é que Caxias tenha acesso a um BRT ligando Caxias a Teresina. Outros temas também foram tratados, como: Programa Minha Casa Minha, Mais Médicos, dentre outros.
Mais de 3 mil municípios estão participando do evento. O Prefeito Fábio Gentil, está acompanhado da: Deputada Federal, Amanda Gentil; Deputada Estadual, Daniella; além de vereadores do legislativo. Durante os dias do evento estão sendo debatidos os problemas enfrentados pelos municípios como a defasagem dos valores per capita dos programas federais, em especial, do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), tratando a respeito das obras paralisadas e da demanda por matrículas em creches.
Além disso, o evento também busca debater também a implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e piso nacional do magistério.
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece no Brasil desde 1998. É um ambiente construído para acolher as pautas municipalistas, mas também de articulação dos gestores públicos municipais visando o entendimento político em prol de mais políticas públicas para os municipios. A Marcha reúne mais de 10 mil participantes, entre prefeitos, secretários, vereadores, senadores, governadores e parlamentares, além de ministros e do próprio presidente da República.
Comentários
Postar um comentário