Esquerda e Direita não são xingamentos; saiba qual a diferença ontem e hoje!

  

A origem da utilização dos termos Direita e Esquerda, como conhecemos na atualidade, tem raízes na França do XVIII. Vamos explicar de uma maneira simples para você possa entender. No imaginário do povo francês daquele período existiam: o primeiro estado, o segundo estado e o terceiro estado.

 


No primeiro estado estava o clero, ou seja, os religiosos, os padres, porque a Igreja mandou por muito tempo no mundo. No segundo estado estava a Nobreza, que eram os membros da família real, quem tinha cargos hereditários, aristocracia, dentre outros; e, no terceiro estado estava o povo, os trabalhadores urbanos, a burguesia e os camponeses que estavam na base da pirâmide social e que sustentavam todos os demais com o seu trabalho e com impostos pesados que lhes eram cobrados. Ou seja, os trabalhadores mantinham o primeiro e o segundo estado.  

  

Por muito tempo, o povo carregou nas costas, literalmente o Clero e a Nobreza. Nesse período, a França vivia sob o domínio da Monarquia, que é caracterizada por um governo único, ele ocupa a chefia do estado e de governo. Na época, esse poder estava nas mãos de Luís XVI.

 

Neste mesmo período, já nas proximidades da Revolução Francesa, a França se envolveu na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América (EUA), e ficou sem dinheiro praticamente. Essa situação financeira do país, fez com que o Rei tivesse que aumentar os impostos sobre a população que já sofria com muitos impostos. Esse, foi o estopim da Revolução Francesa. Mas o ponto alto dessa convulsão foi a queda da Bastilha, uma prisão que existia na França, para onde iam as pessoas que eram contra o antigo regime.

 

A Queda da Bastilha, fato ocorrido em 14 de julho de 1789, representa a queda da Monarquia. O Rei Luís XVI é deposto em 1792. A Revolução Francesa durou 10 anos, até a França voltar a andar em águas mais tranquilas.

 

CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE

Para explicar a origem dos termos Esquerda e Direita, é necessário uma mencionar a Convocação da Assembleia Nacional Constituinte em 9 de julho de 1789. No espaço geográfico da Assembleia, três grupos são percebidos: Girondinos, que se posicionaram à direita do Presidente da Assembleia; Os Jacobinos, que se posicionaram à Esquerda do Presidente da Assembleia; e o que ficaram ao Centro, que foram chamados de Pântanos. Aqui mora a origem dos termos, Direita e Esquerda, que não representa um xingamento, mas uma preferência política.

 

Os que se posicionaram à Direita, não queriam perder os seus privilégios conquistados ao longo dos anos com a escravidão, os patrimônios, e defendiam o antigo regime; os que estavam à Esquerda, já defendiam as reformas, mudanças na forma de governar, queriam mais direitos, e por isso, eram os mais exaltados dentro da Assembleia. Os que ficaram mais ao Centro, eram os indecisos, e se movimentavam conforme a conveniência.

 

Porém a Direita, nunca foi completamente homogênea, assim como a Esquerda, também nunca foi homogênea, daí existirem diferentes gradações nas defesas das formas de governo, alguns mais progressistas e outros mais conservadores. De ambos os lados também existem uma fração mais radical.

 

DIREITA E ESQUERDA NO BRASIL

A partir do Governo de Bolsonaro no Brasil, os ânimos se acirraram de tal forma, que Esquerda e Direita passaram a ser considerados praticamente xingamentos, pois a intolerância, passou a dominar o discurso direitista e esquerdista, que praticamente se transformaram em inimigos ao ponto de um não querer escutar o outro.

 

O historiador brasileiro, Leandro Karnal, chegou a dizer que, tanto os de direita, quantos as pessoas que se identificam com a esquerda, não estão sabendo fazer oposição, pois, um tenta negar a existência do outro, quando a noção de respeito parece ter deixado de existir.

 

Em política, o diálogo deve prevalecer, mesmo com as divergências de ideias e de pensamentos de grupos e pessoas. A política é a arte de encontrar soluções para os problemas de uma sociedade. E, assim deve continuar sendo considerada. Ou seja, são as práticas humanas que devem ser aprimoradas, porque a política enquanto arte, é um canal de possibilidades incrível.

 

Por Julimar Silva, Jornalista e Comunicador.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA - Paulo Marinho é condenado a mais de 2 anos de prisão pela Justiça Federal e ao pagamento de multa no valor de R$ 34 mil reais por induzir Comissão de Licitação ao erro

POLÍTICA - Gentil Neto pré-candidato do grupo liderado pelo Prefeito Fábio Gentil é o mais preparado dentre os nomes que se apresentam para as eleições de 2024

POLÍTICA - Daniel Barros (PDT) vai responder civil e criminalmente por praticar violência política contra Deputada Estadual Daniella (PSB)