PT defende Camarão para governo em 2026, mas diz que não antecipará debate
Em documento, a Executiva estadual da legenda faz avaliação pós primeiro turno das eleições de 2024 e se posiciona a favor do nome de Felipe Camarão para disputar o governo estadual.
Ipolítica
SÃO LUÍS - Após fim do primeiro turno das eleições municipais, os membros da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão se reuniram e fizeram uma avaliação. Além de constatar que a federação (PT/PCdoB e PV) saiu pequena do pleito, os petistas já fizeram uma projeção de posição quanto as eleições de 2026.
Sobre essa projeção, o partido diz que defende a candidatura do vice-governador, Felipe Camarão (PT), ao governo do Maranhão. Mesmo considerando essa defesa, o documento da Executiva estadual da sigla disse que não vai se antecipar ao debate eleitoral de 2026.
À coluna, o presidente estadual do PT, Francimar Melo, afirmou que realmente o partido defende o nome de Camarão, mas entende que ainda haverá um debate na base do governador Carlos Brandão (PSB) a respeito da sucessão estadual daqui a dois anos.
Mas para Felipe ser candidato ao governo, não basta somente a posição do PT do Maranhão. Uma articulação nacional muito decidirá os rumos petistas por aqui já que Camarão já não é tão palaciano assim.
Outro assunto debatido foi quanto a manutenção da federação. Apesar de ser um debate nacional, a Executiva da legenda no Maranhão nunca apoiou a união com PCdoB e PV.
Essa posição deve ser fortalecida agora após resultado de 2024 já que a federação alcançou o pequeno número de 5 prefeitos eleitos somente. E mais: os três partidos agora se encontram com a mesma estatura, diferente do que ocorreu em 2022 quando o PCdoB ainda estava amplo no Maranhão devido aos anos do governo de Flávio Dino, que era da sigla na ocasião.
O fato é que o PT já demonstra que tem nome para 2026, não quer mais o PCdoB tão próximo e que buscará manter a base unida no Maranhão. Resta saber se essa união pode custar mudança de posição quanto ao nome para o Palácio dos Leões.
Comentários
Postar um comentário