“Temos confiança de que o PT caminhará conosco”, diz Hugo Motta sobre sucessão na Câmara
Líder do Republicanos afirma que apoio das maiores bancadas é importante e que intensificará contato com partidos para consolidar a candidatura
Emilly BehnkeStêvão Limanada CNN
Mário Agra/Câmara dos Deputados
Candidato à Presidência da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou, nesta segunda-feira (21), ter “confiança” de que o PT apoiará a candidatura dele para o comando da Casa.
A bancada petista não definiu prazo para definir o apoio na disputa do sucessor de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara. Além de Motta, também devem concorrer ao cargo Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). As eleições internas para o novo comando da Câmara serão realizadas em fevereiro de 2025.
“Nós temos a certeza de que os maiores partidos são muito importantes nessa construção. O PT, depois do PL, é o maior partido da Casa, então tem uma importância muito grande nessa construção nossa e temos confiança de que o PT caminhará conosco”, disse Motta em evento do setor do agronegócio, em São Paulo, nesta segunda-feira.
Motta declarou que tem buscado o “diálogo constante” com as bancadas da Casa e que irá intensificar as articulações com o retorno dos deputados a Brasília após as eleições municipais.
Conforme o líder do PT na Casa, Odair Cunha (MG), afirmou, em 11 de outubro, a bancada tende a apoiar a candidatura de “convergência” do bloco, que garanta governabilidade e estabilidade institucional.
“É claro que nós temos que respeitar o tempo de cada partido, a economia interna ali de cada um escolher qual a opção irá caminhar junto na eleição da Câmara, mas o nosso diálogo tem sido constante e temos confiança que construiremos essa candidatura de consenso, da extrema-direita à extrema-esquerda, para que tenhamos a Casa funcionando bem, os partidos respeitados e que cada um possa defender a pauta que entende ser importante para o país”, afirmou Motta.
Arthur Lira também participou do evento desta segunda-feira. O atual presidente não oficializou apoio a um candidato, mas fez acenos à candidatura do líder do Republicanos, contrariando as expectativas de que apoiaria Elmar Nascimento.
Sobre a gestão do atual presidente, Hugo Motta acredita que será deixada uma “herança positiva”. Ele destacou a aprovação da reforma tributária e de pautas em prol do agronegócio. Para o deputado, Lira conduziu a presidência com “muita firmeza” e diálogo entre os partidos.
“Cada presidente tem o seu estilo. É natural que cada um implemente a sua maneira de agir. Nós temos que aprender com aquilo que foi acerto e corrigir aquilo que foi erro para que possamos, em sendo presidente da Casa, ter a condição melhor possível em favor do país”, disse.
Em relação às perspectivas do futuro mandato, se for eleito, Hugo Motta declarou que a candidatura dele é em prol do fortalecimento da atuação do Legislativo e que vai fazer os “compromissos que forem necessários” para garantir uma “agenda positiva” para o Brasil.
Comentários
Postar um comentário