CULTURA - Abraçarte apresenta roteiro do novo espetáculo: 'Musical PsicoBARsia Alma Humana em Outras Versões' aos integrantes
Na noite deste sábado (08), a cidade de Caxias foi palco de um encontro memorável entre arte e música, com a apresentação do texto do novo espetáculo "PsicoBARsia - Alma Humana em Outras Versões". Além do um jantar de confraternização, a oportunidade serviu para apresentação dos novos integrantes, o lançamento oficial da entrega do roteiro do novo espetáculo a ser encenado pelo Abraçarte nos palcos caxienses e região.
"No jantar descontraído, recheado de muitas conversas e música instrumental nós aproveitamos para fazer parte de uma “apresentação improvisada”, que recebeu o nome de “o bêbado e o equilibrista” – uma espécie de “batismo” aos novos membros diante do público frequentador do ambiente. Entre os presentes: Marechal, Ozias Silva, Leocádio Rocha, Êmile Raquel, Rejane, Geovanna Campos, Oriel, Jeias Marques e Julimar Silva", disse Gilvaldo Quinzeiro, diretor do espetáculo PsicoBARsia.
O evento, que aconteceu na Churrascaria e Pizzaria Prigo da cidade, foi regado a boa música e recitais, proporcionando ao público uma amostra da intensidade e sensibilidade que a peça promete levar aos palcos. Sob a direção do escritor e historiador Gilvaldo Quinzeiro, a noite foi um verdadeiro prelúdio do que está por vir.
O espetáculo, que será encenado pelo Grupo Cultural Abraçarte, propõe uma imersão na boemia, trazendo interpretações marcantes de clássicos da música brasileira e poemas de grandes escritores. O ambiente intimista da pizzaria favoreceu a atmosfera proposta pela obra, permitindo que os presentes vivenciassem um pouco do universo dos bares caxienses do século XX. Composições de Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Aldir Blanc e Paulo Diniz, bem como versos de Gonçalves Dias, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Edmilson Sanches, serão destaques do novo espetáculo.
"Ambientado nalgum bar de Caxias, do XX, o “PsicoBARsia, a Alma Humana em Outras Versões, será um show performático, que unirá cenário, figurino a interpretações dos principais clássicos do nosso cancioneiro – de Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Aldir Blanc, Paulo Diniz, entre outros, além de reunir poemas de Gonçalves Dias, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Edmilson Sanches. Os ensaios deverão ser iniciados já nesta próxima semana", ressaltou Gilvaldo Quinzeiro.
Entre os momentos mais emocionantes do evento, estiveram as apresentações dos integrantes do grupo, que encantaram o público com suas performances. O cantor Marechal, Êmile Raquel e Rejane. Outros nomes do espetáculo são: Deusdete, Geovanna Campos, Jeias Marques e Oriel. Ozias Silva, Leocádio Rocha e Julimar Silva, também integram o espetáculo que fará sua estreia nos palcos em breve.
"O espetáculo vai contemplar os caxienses que contribuem a essa terapia que acontece nos bares. A prosa, o papo, a música e a filosofia espontânea que se veem nesses ambientes não serão vistos jamais em outros locais e com a mesma sentimentalidade que se dão lá. PsicoBARsia é um musical/apresentação pensado pelo nosso grande Gilvaldo Quinzeiro. Estou ansioso para novos ensaios!", disse Ozias Silva, ator.
"Assim como o convite despretensioso para comparecer a um ensaio em 2020 trouxe a incerteza e a coragem, PsicoBARsia vem nos desafiar a construir uma nova história pela óptica caxiense. Trazer à luz a poesia que se esconde na boemia dos bares e mergulhar na complexidade das pessoas, de suas queixas e de seu coração. Estou muito contente com o que já temos e com o que poderá ser construido. Como o grande Manuel Bandeira diz: “Quero antes o lirismo dos loucos, o lirismo dos bêbados. (...) Não quero saber de lirismo que não é libertação", frisa Geovanna Campos, atriz.
"Eu tive a honra de ser convidado pelo professor Gilvaldo, para fazer parte dos 200 anos de Gonçalves Dias, tocando saxofone, realizado pelo Grupo Cultural Abraçarte, e desde então, fiz outras apresentações com o grupo, em escolas. Já faz dois anos que estou no grupo, e pra mim, é um aprendizado a cada apresentação feita com o grupo. O grupo se tornou uma família, na pessoa do professor Gilvaldo, acolhedor, onde você ver o profissionalismo em cada componente. Ontem na churrascaria Prigo, foi um encontro ímpar, uma confraternização do grupo, com apresentações, e aprendizado, onde cada componente expressou sua alegria em fazer parte do grupo. Só tenho a agradecer primeiramente ao nosso Deus, ao professor Gilvaldo, e todos os componentes. Desejo sucesso ao grupo", frisa Jeias Marques, Saxofonista.
"O novo espetáculo do Abraçarte é algo que já vem sendo pensado há bastante tempo pelo nosso diretor. É um projeto que que se passa em um bar e conta todas as histórias que remetem a isso. Posso dizer que é um ambiente que em certos casos "salva" vidas, pois como já diz o nome do projeto, PsicoBarsia, Psico remete a algo psicológico, psicanálise, e lá realmente acontece algo assim. O espetáculo está cheio de coisas novas a serem ditas ao público, com músicas, recitais e muitas homenagens a figuras ilustres da literatura caxiense, é algo extraordinário", lembra Leocádio Rocha, ator.
"Pra mim é sempre um prazer enorme participar dos projetos do Abraçarte. E, desta vez, não será diferente. Sinto que cada membro está se desafiando pra que seja construído um belíssimo trabalho. PsicoBARsia vem com uma iniciativa bastante atrativa para o público, e é uma honra saber que faço parte desse movimento que pretende celebrar as muitas versões da alma humana num ambiente de grande personalidade: o bar", ressalta Êmile Raquel, vocal.
"Quero agradecer ao Gilvaldo pelo convite para integrar o grupo Abraçarte, que tem história na cidade e contribui para construir a história do teatro no município. Para mim é algo novo, que estou buscando me adaptar, é um universo com uma sensibilidade única e muitos aprendizados que tenho pela frente", agradece Julimar Silva, Jornalista.
O musical não se limita a uma simples apresentação artística; ele tem a intenção de valorizar a boemia como um espaço de expressão da alma humana. A peça destaca o papel terapêutico da música, da conversa e do ato de compor, mostrando como o sofrimento pode ser sublimado através da arte. A presença do poema "Pelos Bares", escrito por Edmilson Sanches especialmente para a peça, reforça essa proposta, homenageando personalidades icônicas da cidade, como o jornalista Victor Gonçalves Neto.
ABRAÇARTE
O Grupo Cultural Abraçarte, ativo na cena cultural de Caxias desde 2006, reafirma sua trajetória de sucesso ao dar vida a mais um projeto inovador. Com um histórico de espetáculos marcantes, como "Trempe de Palhaços", o grupo segue sua missão de levar arte e cultura à população. "PsicoBARsia - Alma Humana em Outras Versões" inicia seus ensaios ainda este mês e promete ser um marco no cenário artístico caxiense, unindo música, poesia e emoção em uma experiência única.
Comentários
Postar um comentário