Brasil usa mais agrotóxicos que China e EUA juntos
Isso porque o uso excessivo desses produtos químicos causa danos irreparáveis, contaminando as águas e os alimentos, além de provocar doenças nos animais, incluindo os humanos.
Em Minas Gerais, dezenas de municípios convivem com a contaminação provocada pelos pesticidas. Dados do Ministério da Saúde, divulgados em dezembro de 2023, indicaram que as redes de abastecimento de água de aproximadamente 90 cidades da região Sul do estado continham agrotóxicos.
Dessas, 40 detectaram a presença de 11 produtos químicos. Em oito cidades — Campo Belo, Jacutinga, Nepomuceno, Paraguaçu, Paraisópolis, Poços de Caldas, São Lourenço e Três Pontas — foram identificados 27 tipos de pesticidas.
Um outro levantamento da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO) indica que o Brasil utiliza mais agrotóxicos do que a China e os Estados Unidos juntos. Em 2021 foram aplicadas 719.500 toneladas de venenos em lavouras brasileiras, enquanto a soma das quantidades de produtos utilizados pelos outros 2 países foi de 701.000 toneladas.
“Os impactos são muitos e podem refletir tanto na saúde das pessoas quanto no meio ambiente. Nos humanos, os problemas estão relacionados até mesmo a casos de câncer para quem consome produtos contaminados, mas também para os trabalhadores que fazem aplicações nas lavouras, muitas vezes sem nenhuma proteção”, alerta Fábio Nunes, do setor de produção do MST de Minas Gerais.
Fonte: Brasil de Fato
Comentários
Postar um comentário